Vereadores participam de mobilização para manter Usina de Miranda sob controle da Cemig

August 19, 2017

A concessão de usinas de Minas Gerais atualmente controladas pela Cemig foi tema de mobilização de autoridades no último dia 18 de agosto, no Município de Indianópolis.

Reunidos na Usina de Miranda, o governador Fernando Pimentel (PT), políticos e representantes de sindicatos se manifestaram sobre a disputa que a Companhia Energética de Minas Gerais trava há quatro anos com o Governo Federal.

Em 1997, a Cemig adquiriu a concessão das usinas hidrelétricas de Miranda (Rio Araguari), São Simão (Rio Paranaíba) e Jaguara (Rio Grande) por um prazo de 20 anos. Pelo acordo, os contratos poderiam ser renovados por mais 20 anos. Contudo, a Lei n.º 12.783, aprovada em 2013, sujeitou esses contratos a novas regras e retirou a garantia de renovação da concessionária.

Nesse cenário, não se sabe ainda se a Cemig conseguirá renovar o contrato de concessão das usinas.

O Presidente da Câmara, vereador Daniel, e a maioria dos vereadores de Indianópolis participaram do evento, por se tratar de assunto que interessa diretamente o Município, já que o ICMS proveniente da energia elétrica gerada pela Usina Hidrelétrica de Miranda é hoje a principal fonte de receita da Prefeitura local.

A Câmara está atenta ao assunto e, por essa razão, os vereadores atenderam ao convite do governador e participaram da mobilização, explicou o Presidente Daniel.