Câmara Municipal de Indianópolis

Rua Saint Clair de Melo, 207

Centro - Indianópolis-MG

Câmara aprova acordo divisão de receita tributária gerada por indústria que se instalará na região

October 17, 2018


Indianópolis e Municípios vizinhos estão perto de receber empresa de grande porte do ramo da celulose solúvel.
Esse empreendimento industrial resulta da associação (joint venture) da empresa Duratex, já instalada no Município, com o grupo austríaco Lenzing. O negócio receberá investimentos iniciais de cerca de US$ 1 bilhão.
Ao se associar à empresa austríaca, a Duratex idealizou o Projeto Amadeus e criou a empresa LD Celulose e LD Florestal, que promete ser a maior fábrica de celulose solúvel do mundo, de olho nos mercados europeu e asiático.
Essa agroindústria aproveitará a extensa área de floresta de eucalipto localizada nos Municípios

 

 de Indianópolis, Estrela do Sul, Nova Ponte, Romaria e Araguari. 
A previsão é que a empresa gerará milhares de empregos diretos e indiretos e aumento significativo da arrecadação dos cinco Municípios envolvidos. 
Antes de implantar a agroindústria, os Municípios que abrigam florestas da Duratex fizeram acordo sobre a divisão do ICMS que será gerado pela empresa. 
Pelo acordo assinado pelos Prefeitos dos Municípios envolvidos, 26% do Valor Adicionado Fiscal –VAF referente ao que for produzido pela empresa serão destinados ao Município que sediar a indústria; outros 26% caberão ao Município que contribuir para a implantação do empreendimento, como a execução de obras de captação de água e disposição de efluentes indústrias. Para cada um dos outros três Municípios, serão destinados 16% do VAF.
Para que tenha validade, é preciso que as Câmaras dos cinco Municípios aprovem o acordo. 
A Câmara de Indianópolis, após discutir bastante o assunto, aprovou por unanimidade, na reunião do 1º de outubro, o Projeto de Lei n.º 68, de 2018, do Prefeito Lindomar Amaro, que ratifica o mencionado acordo. 
Em busca de informações, vereadores de Indianópolis se reuniram com vereadores e o Secretário de Planejamento de Araguari, ocasião em que discutiram a dimensão dos investimentos que serão realizados pela empresa e os impactos econômicos para a região. 
O Presidente da Câmara, vereador Welbemar Xavier, destacou a importância do projeto, porque a implantação da empresa irá gerar muitos empregos e renda para Indianópolis e Municípios vizinhos. 
A opinião do Presidente foi acompanhada pelos demais vereadores, que, na reunião de deliberação do projeto, falaram do privilégio de aprovar matéria que trará enormes benefícios econômicos e fiscais para Indianópolis e região.

Please reload

Featured Posts

Câmara começa discutir Orçamento de 2019

October 17, 2018

1/7
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic